compre holistix
k

Através da escrita, esse método promete nos ajudar a organizar a mente e os sentimentos. Vem entender mais sobre!

carga-mental-holistix
Foto: André Alves

Caixa de e-mails lotada, feed infinito, mensagens de texto, áudios e ligações… socorro! Todos os dias somos bombardeadores por milhares de informações online, e a verdade é que comumente a sensação é de que não vamos dar conta de tudo. Mais do que isso. Especialmente na era das redes sociais, todos estamos inseridos em uma realidade que, se não consumida com parcimônia, pode ser responsável por ativar diversos gatilhos cerebrais, gerando problemas como ansiedade e estresse, tão comuns hoje em dia. 

Mas a boa notícia é que, à medida que tomamos mais consciência do papel que a internet, tecnologia e esse excesso de interação social online tem em nossas vidas, mais buscamos válvulas de escape que nos ajudem a aliviar esses sintomas. Batizada de Brain Dump, esta técnica, que tem a escrita como ferramenta principal, te ajuda a lidar com a sobrecarga mental. Vem conhecer mais sobre: 

O que é Brain Dump:

Em tradução literal, o termo seria algo como “despejo cerebral”. A técnica já vem sendo discutida nas redes sociais há algum tempo, e tem como principal intuito ter a escrita como uma ferramenta para extravasar o excesso de informação mental, que causa estresse e ansiedade. É uma prática simples, que busca traduzir os nossos pensamentos, e que pode contribuir (muito) para a saúde mental.  

Como fazer:

O método consiste em, basicamente, transferir pensamentos que estejam na nossa cabeça para um papel, de forma fluida, sem se preocupar com padrões ou em seguir uma organização. Você pode escrever sobre sentimentos, emoções, atividades, compromissos, planos, pendências, incertezas… tudo o que passar pela sua cabeça. 

Depois de anotar tudo – se quiser – organize as informações por categoria ou até mesmo transforme-as em uma lista de tarefas. Lembre-se: o intuito aqui é somente reduzir a sua carga mental, não se prenda a preocupações como se essas informações fazem sentido ou se estão escritas da forma mais bonita.

Geralmente, lembramos das coisas mais urgentes primeiro, mas é natural que após passarmos por elas pendencias pequenas comecem a surgir. Sabe aquela tarefa que você está procrastinando há semanas e te causa ansiedade? Então..

Como funciona?

O uso da escrita como uma ferramenta de autoconhecimento pode nos ajudar a organizar as ideias, a agenda e a criar uma rotina mais saudável e menos estressante.

Isso porque o nosso cérebro é programado para não reter as informações “menos importantes”. Essa é a razão pela qual você provavelmente não se lembra do que comeu quinta-feira passada. Some isso ao fato de que recebemos mais informações em um dia através das redes sociais do que nossos pais e avós provavelmente recebiam em meses ou até em anos. De fato, especialistas afirmam que a quantidade de informação gerada no mundo dobra a cada dois anos.

Os benefícios do Brain Dump:

1. Autoconhecimento

  Escrever é uma forma de se expressar. Quando escrevemos, estamos materializando nossos pensamentos. Ao transferir um pensamento da nossa mente para o papel, ficamos mais conscientes sobre ele. E isso nos ajuda, inclusive, a perceber padrões. Sabe aquele pensamento que você sempre deixa pra lá, mas ele vive voltando? Então, talvez seja a hora de lidar com ele. Escrever pode ser uma forma de melhorar sua comunicação com você mesmo. Além disso, pode te ajudar a colocar para fora coisas com as quais você talvez ainda não se sinta à vontade para comentar com outra pessoa.

2.  Válvula de escape mental

  Assim como existem aqueles pensamentos que parecem pequenos, mas vivem voltando, também existem os que só precisam ser extravasados. Nem tudo que ocupa nossa mente merece de fato um espaço tão especial. Sabe quando você procura aquele amigo e mais do que ouvir um conselho, você só quer mesmo é desabafar? Escrever pode ser uma ótima válvula de escape.

3. Mais organização

  Escrever uma lista com as tarefas que precisam ser feitas é uma ótima forma de tirar essas informações da sua mente. Sabe aquela pendência que não é prioridade, mas que fica voltando e te deixando ansiosa? Pronto, escrever é um jeito fácil de garantir que você não vai esquecer disso.

E que tal experimentar?

Aqui na Holistix, somos fãs de hábitos fáceis que contribuem para uma rotina saudável (e possível!). O nosso Morning Pages pode ser um ótimo aliado para te ajudar nessa jornada. Inspirado na técnica de escrita matinal criada pela autora americana Julia Cameron, ele é uma ferramenta simples e eficaz, criada para guiar e ajudar quem deseja criar o hábito da escrita.  Agora que você já tem todas essas informações, que tal começar?

Morning Pages Holistix – COMPRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *