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Tomar um cafezinho ao acordar é uma delícia – mas você sabe quais são os efeitos da bebida no seu organismo? Aqui a gente te conta!

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Um cafezinho ao acordar, um expresso depois do almoço, 5 minutos de pausa para o café da tarde… Se você também é adepta, é provável que compartilhe da sensação de que, às vezes, negar a próxima xícara de café é quase impossível. Segundo dados da Organização Internacional do Café, estima-se que no Brasil seja consumido anualmente 5,8 kg de café por pessoa – e isso nos coloca em 14.º no ranking mundial dos maiores consumidores do ramo no mundo. Mas qual será o motivo por trás desses números? 

Bom, é inegável que o sabor e o cheiro supercaracterísticos do café são responsáveis por nos gerar vontade de consumi-lo no dia a dia, mas talvez todo o sucesso se deva, na verdade, a uma substância de nome bem conhecido por todos: a cafeína. O fitoquímico é um dos estimulantes mais utilizados no mundo, muito presente em bebidas, alimentos e até medicamentos que possuem como função principal aumentar a capacidade de concentração e foco

Ela não possui valor nutricional, porém produz vários efeitos no organismo, que podem ser benéficos ou não – dependendo da dose, frequência de uso e da sensibilidade de cada pessoa. Abaixo, explicamos um pouco mais sobre o seu mecanismo de ação, mas é importante lembrar que não existe uma regra universal e que ninguém conhece seu corpo melhor do que você, tá? Olha só:

O ciclo da cafeína no corpo

A cafeína é considerada um estimulante do nosso sistema nervoso central. Ela bloqueia os receptores de adenosina, uma molécula que vai sendo liberada no nosso cérebro ao longo do dia e é responsável por transmitir sinais de cansaço. Por isso, a cafeína inibe temporariamente a sonolência, mantendo o corpo em estado de alerta.

Como consumir?

A cafeína é encontrada naturalmente nos grãos de café, nas folhas de chá, nas sementes de cacau e no guaraná, mas em diferentes concentrações. Alguns chás como o matcha, chá verde e o chá branco, por exemplo, possuem cafeína em menor quantidade. Nesses casos, ela também vem combinada a outras substâncias, responsáveis por fazer com que a sua absorção seja mais lenta, não gerando picos de energia. 

Quais são seus efeitos positivos e negativos à saúde?

A cafeína é absorvida e eliminada rapidamente pelo organismo. O pico do seu efeito ocorre, em média, 1 hora após o consumo. Durante esse ciclo, ela nos ajuda a:

  • Aumentar o estado de alerta e foco; 
  • Reduzir o cansaço; 
  • Melhora o desempenho em atividades físicas;
  • Acelera o metabolismo.

Contudo, quando consumida em excesso ou por pessoas mais sensíveis, pode causar alguns efeitos colaterais como:

  • Aumento da ansiedade;
  • Taquicardia;
  • Tremores;
  • Dificuldades para pegar no sono.

Nosso corpo pode se tornar resistente ao efeito da cafeína?

Sim! O uso contínuo do componente pode, sim, gerar uma adaptação do organismo. Isso geralmente estimula a vontade de consumir mais café para sentirmos seus efeitos. Então, é importante estar atenta aos sinais do seu corpo: a dose ideal de cafeína por dia vai depender da forma como você a consome e do seu peso corporal.

Devo parar de consumir cafeína?

Não é bem assim! A cafeína não é uma vilã, mas é importante ter consciência de seus efeitos e de como ela age no seu corpo. Para quem está a fim de diversificar sua fonte de energia no dia a dia, uma saída é substituir o café por outras substâncias. Os nossos Matcha Puro, Chá Branco ou Chá Verde podem te ajudar com isso! Na dúvida, converse com o profissional de saúde que te acompanha.

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