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Por aqui nós falamos muito sobre a importância de olhar com cuidado para o seu sistema imunológico. Afinal, ele é o verdadeiro responsável por garantir que a nossa saúde esteja em dia, prevenindo o desenvolvimento de doenças e ajudando o corpo a reagir mais sutilmente àquelas que já se manifestaram.

Mas, apesar de a imunidade ser um processo natural do nosso organismo, alguns mini-hábitos do nosso dia a dia são capazes de intensificar a ação desse sistema – e engana-se quem pensa que com isso queremos dizer “tome vitamina C!”. Na verdade, quando falamos em rotina saudável, outros fatores são muito mais determinantes para a imunidade. Ter uma alimentação balanceada, rica em ingredientes anti-inflamatórios (oi, cúrcuma!), se exercitar, tomar bastante água… a lista é extensa. E mais: são hábitos para levar para a vida, com efeito a longo prazo, e não apenas em momentos pontuais como quando ficamos doentes. 

Índice de Conteúdo 

O que é a imunidade do corpo?

Nosso sistema imunológico (ou sistema imune!) é formado por diferentes células, tecidos, órgãos e moléculas. Juntos, eles são responsáveis por garantir a proteção do nosso corpo contra agentes estranhos e desconhecidos pelo nosso organismo. Esses agentes são chamados de antígenos, que podem ser toxinas, bactérias, fungos, protozoários e até vírus. Como uma resposta a esses antígenos, o nosso sistema imunológico é acionado, e as nossas células de defesa trabalham para reconhecer, neutralizar e destruir esses invasores. E a essa capacidade natural de defesa nós damos o nome de imunidade.

Quais são os tipos de imunidade?

Em aspectos gerais, nossa imunidade pode ser dividida em dois tipos: inata ou adquirida. A inata é aquela que já nasce com a gente, que atua rapidamente no nosso organismo quando necessário, de forma ampla, e que está sempre presente em pessoas saudáveis. Já a adquirida, ocorre após o contato com corpos até então estranhos ao nosso organismo ao longo da vida, como vírus e bactérias, gerando uma resposta imunológica específica contra determinado agente.

O que faz a imunidade baixar?

Má alimentação, estresse, consumo excessivo de álcool, tabagismo, noites mal dormidas… todos esses fatores são responsáveis por causar inflamações no nosso corpo, que interferem diretamente na eficiência do sistema imunológico. Esse enfraquecimento pode deixar seu organismo mais suscetível a entrada de agentes agressores, que a longo ou curto prazo, causam doenças.

Como aumentar a imunidade?

Engana-se quem pensa que para ter um sistema imunológico em dia você só precisa de uma boa dose de vitamina C. Na verdade, apesar de a substância ser sim uma aliada, outros hábitos e fatores do seu dia a dia serão muito mais significativos para a sua imunidade. A palavra de ordem aqui é o equilíbrio: dormir bem, manter seu corpo hidratado, praticar exercícios físicos, tomar um pouco de sol, controlar o estresse e, claro, manter uma alimentação nutritiva.

Para isso, segundo a ayurveda, vale investir em adicionar ao seu prato os “3Cs” (cominho, coentro e cúrcuma). São especiarias que têm uma forte potência energética e trabalham diretamente a imunidade. Alimentos como cebola e alho também merecem a sua atenção, afinal, são considerados antibióticos naturais, pois têm substâncias (principalmente na casca), que combatem bactérias e vírus.

Mais: momentos como esse que estamos vivendo nos deixa muito tensas e ansiosas, desgastando a nossa energia vital e a nossa saúde mental. Então, a meditação pode ajudar a acalmar a sua mente e diminuir o estresse – que, por sua vez, interfere na nossa imunidade física.

MITOS E VERDADES SOBRE A IMUNIDADE

Suplementos são fundamentais para fortalecer a imunidade?

MITO. Uma dieta balanceada e rica em alimentos naturais pode ser o suficiente para garantir o consumo dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema imune. Mas, lembre-se: a suplementação pode ser indicada em casos específicos e um profissional de saúde pode te ajudar a entender o que faz sentido para você.

Apenas uma boa alimentação garante a imunidade?

MITO. Apesar de a alimentação estar diretamente ligada ao bom funcionamento do nosso sistema imune, outros fatores o influenciam: dormir bem, praticar atividades físicas regularmente, manter o corpo hidratado e gerenciar o estresse são alguns exemplos.

Produtos naturais podem fortalecer a imunidade?

VERDADE. Alguns alimentos naturais possuem propriedades anti-inflamatórias reconhecidas pela ciência. É o caso da cúrcuma, essa raiz que para a gente vale ouro, estrela dos nossos Goldens. Alimentos com estas características ajudam o corpo a reestabelecer equilíbrio e defesas naturais. Gengibre, frutas vermelhas e alho são outros exemplos de alimentos que valem a sua atenção.

E olha só: para te ajudar a dar um boost na sua imunidade através da alimentação, preparamos aqui um compilado de receitas com ingredientes anti-inflamatórios e muito nutritivos!

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