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Gostar de chocolate é quase uma regra – raras são as pessoas que não gostam do cacau, conhecido como alimento dos deuses. Mas quando o assunto é rotina alimentar infantil, será que apresentar o chocolate é uma boa escolha? Fomos decifrar!

É importante dizer que, para além do pode e não pode ou do deve ou não deve, cada criança deve contar com a orientação de um pediatra. Cada criança é única e é muito importante considerarmos as particularidades de cada uma. Existem diversas alergias alimentares e intolerâncias que devemos considerar antes de dizer que certo alimento é permitido ou não, não é verdade? 

Mas, para além dessas especificidades, fomos investigar se o consumo de chocolate é maléfico ou não para as crianças. Vem ver o que descobrimos!

Afinal, criança pode comer chocolate?

O grande problema do chocolate é que, na maioria das vezes, está associado ao açúcar. Sabemos que o Ministério da Saúde não recomenda o consumo de açúcar antes de 2 anos de idade e, por isso, os chocolates não devem ser oferecidos para crianças abaixo dessa idade.

No entanto, a partir dos 6 meses de idade, existe a introdução alimentar – quando a criança passa a ser apresentada a alimentos sólidos além do leite materno ou de fórmula. Nesse momento, o cacau em pó puro pode ser utilizado em pequenas quantidades na hora de preparar panquecas, mingau de aveia, creminhos ou papinhas com banana ou abacate – desde que não se utilize açúcar nessas receitas.

E é importante usar uma pequena quantidade mesmo, porque o cacau contém cafeína, que em quantidades altas pode trazer mais agitação e atrapalhar o sono das crianças. 

Vale dizer que após os 2 anos o chocolate pode ser oferecido, mas sempre em quantidades moderadas, e preferindo as versões com menor teor de açúcar, como o meio amargo, por exemplo. Isso é legal, para além dos benefícios, para não acostumar o paladar da criança a alimentos muito doces. 

Que tal começar com o Chocoberry?

Na hora de introduzir o chocolate na alimentação da sua criança, uma ótima ideia é  oferecer um leite com chocolate, por exemplo. Para isso, que tal apostar no Chocoberry?

Vegano, sem açúcar e repleto de ingredientes com diversos benefícios, o Chocoberry é muito versátil e pode ser incorporado a diversas receitas: você pode fazer uma vitamina de frutas e adicioná-lo, para um gostinho de chocolate, aproveitar para fazer panquequinhas e, por que não, fazer um brigadeiro delicioso com leite de coco. 

Vale soltar a criatividade e desfrutar do sabor inigualável do Chocoberry. Vem ver a composição:

Cacau: rico em antioxidantes e em magnésio que promove relaxamento e bem-estar.

Cranberry: rico em antioxidantes e em proantocianidinas que contribuem para a saúde do sistema urinário.

Proteína de ervilha: para mais saciedade.

Leite de coco e castanha-de-caju: gordura boa, fonte de energia imediata para atividades físicas e mentais.

Especiarias: para dar um gostinho especial.

Vale dizer que o leite de coco deixa essa misturinha muito cremosa e com um sabor especial. Por aqui, amamos esse ingrediente fantástico e temos um texto cheio de receitas. Leia aqui!

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