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Um relato da nossa cofundadora, Nicole Vendramini, sobre os mini-hábitos diários que a ajudaram a preparar o corpo, ao longo do dia, para uma boa noite de sono 

Engana-se muito quem pensa que ter uma boa noite de sono é, apenas, sobre deitar confortavelmente na cama e contar carneirinhos. Na verdade, preparar o corpo para o momento de descanso é um processo contínuo, diário e que merece a atenção na sua rotina. Para Nicole Vendramini, nossa cofundadora, esse momento ainda precisa driblar mais uma barreira: a ansiedade. Abaixo, ela conta oito mini-hábitos que mudaram a sua rotina e a ajudam (muito!) a ter um sono de qualidade. Vai aderir? 

15 minutos de redes sociais do bem

Se você acha que eu vou te dizer que acordo, medito, faço mil respirações e levanto plena, pode ir repensando sua visão sobre mim. Tenho minhas fases mais restritivas (e sou muito fã de rotinas superdisciplinadas), mas ultimamente tenho buscado mais leveza e prazer logo cedo. Meu mini-hábito da vez? Criei um perfil alternativo (e secreto) no Instagram em que só sigo perfis que me fazem realmente muito bem. Fiz uma mega curadoria, viu? Professores de yoga, escritores que amo e moradores de ilhas paradisíacas. Uma dose de prazer imediato que me deixa “saciada” de redes sociais pelo dia e garante que não buscarei mais estímulos passados os 15 minutos de tecnologia. E claro: a boa e velha disciplina me ajuda a nem sonhar em entrar no meu Insta “oficial” às 6h da manhã, rs. Equilíbrio é tudo.

Yoga logo cedo (e todo dia!)

Pratico yoga há muitos anos, mas só agora realmente me apaixonei por um método. No Ashtanga Yoga a sequência de posturas é fixa e você a repete 6 dias por semana. Haja concentração! Os movimentos são feitos de acordo com o ritmo da respiração – que guia todo o fluxo – e você não precisa de um professor como guia o tempo todo, o que significa que a atenção é 100% interna. Fazer uma prática que exige uma percepção tão aguçada de sentidos me ajuda demais a fazer (apenas!) uma coisa de cada vez ao longo do dia e estar mais presente (e paciente) em cada reunião, e-mail ou apresentação. Por ser uma prática relativamente longa e fisicamente exigente, quando termino me sinto outra pessoa. Também me ajuda a descansar a noite, já que meu corpo está realmente bem cansado.

Substituir o café preto pelo matcha latte

Eu AMO café e não achei que essa troca seria possível, mas estou completamente apaixonada. A surpresa é real: nunca gostei de chá verde e estou em uma fase em que essa energia extra tem sido 100% necessária. O que eu não percebia era o quanto ela vinha carregada de (muita!) ansiedade desencadeada pelo excesso de cafeína. O matcha tem menos cafeína e eu sinto um efeito mais equilibrado de energia: fico acordada e atenta, mas mais focada e serena. E o leite de coco ajuda na saciedade, além de controlar a absorção da cafeína e ter efeito estimulante. Exatamente o que eu preciso para um dia produtivo (porém tranquilo) de trabalho. E, consequentemente, uma noite tranquila.

Inspirar em 4 tempos, expirar em 8 tempos

Se tem algo desafiador pra mim no mundo hypado do bem-estar é a tal da meditação. Com exceção das meditações guiadas das minhas queridas professoras de yoga, eu dificilmente paro especificamente para isso. Há alguns meses comecei a ter fortes crises de ansiedade e me indicaram um exercício respiratório simples: 8 minutos de respiração em que a expiração dura o dobro do tempo da inspiração. Neste caso é ativado o nosso sistema parassimpático, responsável pelo modo “relaxar & digerir”. O típico mini-hábito que só testando pra sentir o (super!) benefício imediato. Faço 3 vezes ao dia ou até durante reuniões mais tensas, afinal ninguém precisa saber como estou respirando via Zoom, não é mesmo?

Ler mais sobre o que me faz bem

Estou sempre com mais de um livro na cabeceira e estudar é sem dúvidas o que eu mais amo fazer. Porém, ultimamente, tenho focado em aprender ainda mais sobre como o meu corpo funciona e como pequenas coisas o afetam. Esse tipo de conhecimento me dá clareza sobre o que realmente acontece com o meu corpo quando eu bebo um drink, como uma fritura ou exagero no tempo de Instagram – e me ajuda DEMAIS a fazer melhores escolhas. Acompanhar de perto os conteúdos do nosso Portal tem sido 5 minutos diários de salvação. A forcinha que eu precisava.

2 minutos para um conforto quentinho (o dia inteiro!)

Mãos frias, pés gelados. Sofro muuuito no inverno e não há exercício físico que segure uma circulação sadia ao longo do dia. Percebi que estava sempre rígida, com os músculos contraídos de frio, e resolvi 100% esse problema esquentando minha almofada térmica de hora em hora. Dois minutinhos no microondas garantem uma hora inteirinha de conforto e relaxamento – seja em uma reunião ou no meu momento de lazer. Um relaxamento físico simples que me faz chegar muito mais tranquila a hora de dormir.

Garrafinha com água morna ao lado do computador

Eu sou a rainha de deitar na cama e perceber que estou com sede. Ou então beber tanta água à noite para compensar a correria entre reuniões sem hidratação que, ao apagar as luzes, me dou conta que preciso ir ao banheiro. Se levanto para pegar água ou fazer xixi, esquece: perco o sono por pelo menos uma hora. Percebi que o melhor jeito de evitar essa situação é tomar minha dose diária de água antes do sol se pôr. E como gosto de água mais morninha, a garrafinha da Holistix – que tem uma proteção que não me deixa queimar a mão – é perfeita para garantir que eu não precise ficar levantando no meio de reuniões mais longas.

Spray relaxante na cabeceira

Não sou muito dos rituais, mas esse me pegou de jeito. Passei a usar nosso spray de lavanda para testá-lo antes do nosso lançamento – e uma semana depois estava implorando para acelerarmos o projeto! Sou cética, confesso. Mas o momento de pegar meu livro e sentir esse blend a base de lavanda no meu travesseiro se tornou meu maior luxo do home office. Me sinto calma e, sinceramente, muito especial. A sensação é de estar em um spa particular (juro!). Exagero? Talvez. Mas é exatamente para onde eu vou na minha mente com apenas uma borrifada.

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