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Se aplicada no início, a tática é uma ótima aliada para conseguir manter a calma e retomar o controle das situações

Só quem já passou por uma crise de ansiedade sabe como é difícil manter a calma e se livrar dela. A ansiedade é uma emoção universal, inerente à vida humana, ou seja, em diferentes graus, todos nós sentimos. É ela quem nos alerta que situações adversas e desconhecidas estão prestes a acontecer – as boas e as ruins –, liberando uma carga de adrenalina que nos prepara para encará-las. Mas, em algumas pessoas e por causa de algumas situações, esses níveis podem ser extremos e aí vêm acompanhados de sintomas como respiração rápida e ofegante, palpitações, tremores e mal-estar, impactando na realização de tarefas cotidianas.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas no mundo todo. Além do cotidiano cada vez mais acelerado e da hiperconectividade do mundo contemporâneo, estamos imersos em cenários político sociais sempre instáveis, o que demanda constante atenção e, com ela, níveis de ansiedade que extrapolam o que é saudável e natural – bem como outros tipos de patologias decorrentes de somatizações, como pânico, angústia e até depressão. 

Se você sofre desse mal, saiba que existe um exercício capaz de ajudar a controlar o desencadeamento de crises mais perversas. A chamada técnica de Grounding consiste em tirar o foco dos sintomas que estão acontecendo em nosso corpo, ou seja, mudar a sua atenção para outras questões físicas e, assim, amenizá-las aos poucos. 

Na prática funciona assim: 

Foque em cinco coisas que você pode ver;

Quatro coisas que pode tocar; 

Três coisas que pode ouvir; 

Duas coisas que pode cheirar;

E uma coisa que pode sentir o gosto (pode ser o da sua própria boca). 

Se você seguir esses passos apenas uma vez e perceber que ainda não obteve melhora, vale tentar de novo até começar a se sentir melhor. Lembrando sempre de fazer pausas para respirações profundas – outro mecanismo de escape de crises de ansiedade. Para uma ajudinha extra, vale apostar nos nossos óleo essencial para acalmar e chá pausa – ambos possuem propriedades que acalmam e aliviam os sintomas do estresse. 

A dica, entretanto, pode ajudar em momentos pontuais, mas não dispensa a avaliação de um profissional da área da saúde. Se você sente constantes gatilhos de ansiedade, vale fazer conversar com um psicólogo ou psiquiatra. 

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