compre holistix
k

A Nicole Vendramini, nossa co-fundadora, compartilhou o que sabe para mais qualidade de vida nesta estação marcada por temperaturas mais baixas e tão característica de Vata (ar).

O Ayurveda, sistema médico mais antigo de que se tem registro no mundo, significa ciência da vida. Para além do eixo doença-remédio que pauta a medicina ocidental e moderna, o Ayurveda tem uma proposta diferente: o equilíbrio entre corpo, mente e espírito através de práticas, cuidados e hábitos diários que cuidam da nossa saúde de modo a evitar o adoecimento. 

Leia também:

Como esta medicina olha para o todo, cada estação do ano demanda mudanças no nosso estilo de vida, para que tenhamos mais bem-estar e vigor físico. Essas mudanças são bem legais de adotar porque são muito intuitivas – o nosso organismo consegue deixar claro quais mudanças devem ser feitas, a gente só precisa da sabedoria de ouvir!

Por exemplo, quando lá fora faz frio, a gente tem vontade de comer sopinhas e alimentos mais quentes, não é verdade? Isso acontece porque, segundo o Ayurveda, uma estação marcada por Vata, o elemento ar, caracterizado por leveza, frio e secura, é necessário equilibrar com o oposto, que seriam refeições nutritivas, quentes e úmidas.

Vem ver mais dicas:

Aposte no consumo de especiarias e alimentos naturais que esquentam, como cúrcuma, canela e gengibre.

 Dizem que esfregar gengibre em pó no pé pode ajudar!

Busque manter as extremidades (mãos e pés) sempre quentes.

Uma aliada e tanto é a Almofada Térmica! Aquecendo as extremidades, garantimos que o sangue já aquecido circule pelo corpo todo.

Priorize os alimentos da época com cores quentes, como vermelho e laranja

 Eles aquecem de dentro pra fora, já que têm o elemento fogo presente.

Bater os alimentos em sopas e cremes é uma dica e tanto.

No outono e inverno temos mais fome. Isso acontece porque nosso corpo busca por mais nutrição (e é mais fácil consumir alimentos em forma líquida/pastosa do que em um baita pratão).

Evite, ao máximo, bebidas e alimentos gelados.

Isso vale para qualquer época do ano, mas agora é lei! Vai um chazinho aí?

Foque em práticas de exercícios físicos como a yoga

Posturas que aquecem o corpo de forma equilibrada são bem-vistas, porque conseguem aterrar nossa mente, que tende a ficar mais aérea e agitada nessa fase do ano.

Banhos quentes, com vapor, são bons!

Porque conseguem combater a secura do inverno, nos deixando úmidos, quentes e relaxados. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.