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Das ferramentas de autocuidado às práticas do dia a dia, esses mini-hábitos ajudam o nosso corpo a desacelerar no fim do dia e nos preparam para uma boa noite de sono 

“Tô exausta!”. Se no último ano você viu essa frase invadir o seu vocabulário como uma corriqueira maneira de expressar como está se sentindo, nós temos uma notícia: você não está sozinha! É verdade, estamos todas cansadas da infinita lista de afazeres diária, mas antes de correr tomar sua a próxima xícara de café, deixa a gente te propor uma coisa. É muito provável que os gatilhos mentais que te trazem essa sensação hoje não sejam compromissos adiáveis, certo? Que tal então inserir na sua rotina mini-hábitos especialmente para o fim do dia, que vão te ajudar a desligar e relaxar para um sono tranquilo e regenerador? Aqui, te contamos alguns dos nossos preferidos. Vem ver:

Tomar um banho quentinho

Poucas coisas na vida podem ser tão relaxantes quanto um bom banho morno (e engana-se quem pensa que para aproveitar e fazer desse momento um ritual especial você precisa de uma banheira de cinema). A água quente é uma grande aliada do alívio de tensões do nosso corpo, e por isso, separar um dia da semana para tomar um banho (um pouquinho!) mais demorado, tratando o seu corpo com mais cuidado e gentileza, é uma ótima ideia.

Ouvir uma playlist de músicas relaxantes

Para combinar com o banho supercalmante e o clima de SPA em casa, escolha uma deliciosa playlist com sons e músicas tranquilas.

Rituais com óleos essenciais para acalmar

Somos mais do que fãs de plantinhas poderosas, mas quando o assunto é sono elas não fazem todo esse milagre. A verdade é que a chegada na corrente sanguínea para que seus efeitos relacionados à relaxamento sejam notados leva tempo. Óleos essenciais do tipo roll-on – que podem ser aplicados na pele com segurança – ou em spray para o travesseiro são mais indicados para dormir melhor.

Fazer uma lista de coisas e pessoas pelas quais você é grata hoje

Por mais clichê que a #gratidão pareça ser, é verdade que ela faz muito sentido para momentos de reflexão pessoal. Pela noite, antes de dormir, tente deixar de lado dos pensamentos as obrigações e tarefas pendentes, focando a sua atenção e energia naquilo que é grata por ter hoje.

Separar um tempo para ler

Vale um antigo livro preferido, uma obra recém-começada ou até um simples verso de poesia. O importante aqui é garantir um tempo na sua agenda para se dedicar à leitura, se esforçando para manter a atenção plena sobre o seu conteúdo. 

Colocar uma Almofada térmica quentinha no pescoço

Além de muito aconchegante e a melhor companhia para os dias frios na cama, a nossa Almofada térmica, quando usada aquecida, ajuda a aliviar o estresse e tensões musculares. As flores de camomila dão o toque extra, com um cheirinho que remete à tranquilidade.

Reduzir o uso de telas

Em sincronia com o fim do dia, a ausência de luz faz com que nosso corpo comece a produzir melatonina, hormônio responsável por sinalizar o início da noite e sua duração. Ele faz com que nosso organismo desacelere e se prepare para dormir, recarregando as energias. A exposição à chamada luz azul (emitida por dispositivos eletrônicos como celular, computador, tv, etc.) por longos períodos, depois que já escureceu, confunde nosso corpo, reduzindo a produção da melatonina. Por isso, tente ao máximo deixar o celular para fora da porta do quarto antes de dormir!

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