compre holistix
k

Quem nunca se sentiu culpado por não fazer nada que atire a primeira pedra. Ocupar o tempo livre com telas, serviços domésticos ou outras atividades tem um nome, de acordo com a psicologia. Vem saber mais:

Horror Vacui pode ser traduzido como “horror ao vazio” e é um conceito que nasceu nas artes plásticas. Imagine só uma tela em branco e que você vai adicionando detalhes e mais detalhes e mais detalhes até que não sobra nem um espacinho livre. 

Essa necessidade de pintar, preencher, adicionar relevos ou qualquer tipo de ornamento em uma área da obra que esteja vazia – unicamente por não querer deixar o vazio sem algum detalhe – acontece também na nossa vida, de acordo com a psicologia. 

Quem nunca preencheu uma lacuna de tempo livre com algo “produtivo” pelo desencargo de consciência?

Pressão pela produção

A nossa rotina recheada de afazeres domésticos, de trabalho e estudos, muitas vezes, nos deixa sem tempo de descanso. Desncansar é, realmente, não fazer nada. Contemplar o vazio, sem se distrair com telas ou qualquer outra atividade. Difícil, né? 

Tempo de autocuidado e de cuidar dos serviços da casa é importante, é verdade. Mas tempo ocioso é crucial, também. É nesse momento que nosso cérebro aciona a “rede de modo padrão”, algo crucial para a divagação e livre imaginação. É daí que nascem as ideias!

Com a modernidade e o excesso de estímulos, a gente vem, pouco a pouco, perdendo a capacidade e a disponibilidade de estar em silêncio, em modo contemplativo, para processar sentimentos e pensamentos. Até as situações de espera, por exemplo, ganhou tarefa. No consultório médico já não conseguimos mais ficar sem fazer nada: mexemos no celular, folheamos uma revista, colocamos as contas em ordem. Quando foi a última vez que você ficou encarando uma parede? Contemplou o horizonte? Ficou só e em silêncio na companhia de seus próprios pensamentos?

Menu para contemplar o vazio

Óleo Relaxar,
Almofada Térmica
Check-in Matinal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.