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A gente é fã da Maca Peruana: docinha, saudável e repleta de propriedades que fazem bem ao nosso organismo, ela faz parte da nossa rotina (e da rotina dos povos andinos) há tempos! Já parou pra pensar se esses benefícios são mesmo comprovados? Vem ver os estudos sobre ela:

O que é a Maca Peruana? 

É uma raiz usada tradicionalmente pelos povos tradicionais andinos para aumento da vitalidade e do bem-estar. Assim como o matcha, também é rica em compostos antioxidantes e vem sendo estudada na melhora da performance, redução de danos musculares decorrentes de exercícios intensos, com efeitos benéficos ainda na imunidade de atletas. Ela pode ser incluída no seu pré-treino habitual ou consumida em lanchinhos entre as refeições, como em vitaminas, no iogurte e polvilhada sobre frutas.

A gente ama inovar nas formas de usar a Maca Peruana, mas se você tiver dúvidas de como incorporar esse ingrediente fantástico no dia a dia, basta dar uma olhadinha nas nossas receitas favoritas aqui. 

Agora, vamos ao que interessa:

O que a ciência diz sobre a Maca Peruana?

Mais libido?

Um estudo randomizado publicado nos Estados Unidos demonstrou que a ingestão de 3 g de maca peruana por 12 semanas foi capaz de aumentar a excitação sexual em mulheres em idade fértil e aliviar os sintomas de disfunção sexual em mulheres pós-menopausa, particularmente no domínio do orgasmo.

Dording, C. M., et al. D. (2015). A double-blind placebo-controlled trial of maca root as treatment for antidepressant-induced sexual dysfunction in women. Evidence-based complementary and alternative medicine : eCAM, 2015, 949036.

Aumenta mesmo a disposição?

Um estudo randomizado publicado no Peru verificou que o consumo de 3 g de maca peruana vermelha por 12 semanas foi capaz de aumentar o desejo sexual dos participantes, melhorar o humor e aumentar a percepção sobre os níveis de energia e disposição em comparação com o placebo.

Gonzales-Arimborgo, C., et al. (2016). Acceptability, Safety, and Efficacy of Oral Administration of Extracts of Black or Red Maca (Lepidium meyenii) in Adult Human Subjects: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Pharmaceuticals (Basel, Switzerland), 9(3), 49.

Melhor função cognitiva?

Um estudo randomizado avaliou que os efeitos do consumo da maca peruana por 12 semanas na função cognitiva foram duas vezes maiores em relação ao placebo, demonstrando redução significativa do tempo de resposta no questionário cognitivo Teste das Trilhas (Trail Making Test – TMT).

Manos E, et al. A proprietary maca blend (Maca-JDS) improves cognitive function in postmenopausal women. Menopause 2018, 25(12), 1522.

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