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A respiração consciente já faz parte da rotina dos praticantes de yoga e possui diversos benefícios para a saúde física e mental. Vem saber mais sobre essa prática e descobrir como o nosso filtro pode te ajudar a começar.

A respiração consciente acontece quando nos colocamos focados na entrada e saída de oxigênio do nosso corpo e o ritmo no qual estamos fazendo isso. Essa é uma técnica comum entre praticantes de yoga, que já acreditavam nos benefícios que dessa para a prática de yoga e para o bem-estar físico e mental. 

A ciência comprova!

Um estudo de 2018, publicado na revista Frontier in Human Neuroscience, verificou que as técnicas de respiração consciente podem ativar o sistema nervoso parassimpático, melhorando a VCF (Variabilidade da Frequência Cardíaca), um indicador clínico de que o nosso corpo pode estar mais adaptado a mudanças, sem oscilar tanto os batimentos cardíacos.

O que isso significa?
Uma pessoa com alta VCF costuma ter menos níveis de estresse e ansiedade.
E não é só isso! Esse mesmo estudo também observou que as técnicas de respiração aumentaram a ASR (Arritmia Sinusal Respiratória), um outro indicador que traduz a eficiência das trocas gasosas, a partir do sincronismo entre os batimentos do coração e a frequência respiratória. O que indica o bom funcionamento do sistema cardiorrespiratório.

Entre nessa onda:

Os autores desse estudo também verificaram que a respiração consciente é capaz de aumentar a frequência das ondas cerebrais alfa e reduzir as ondas theta, no exame eletroencefalograma. 

Isso quer dizer que ela induz as áreas do cérebro relacionadas à memória, criatividade e relaxamento, e reduz a ativação das áreas que deixam a mente mais confusa, desconcentrada e depressiva.

(Zaccaro, A., et al. (2018). How Breath-Control Can Change Your Life: A Systematic Review on Psycho-Physiological Correlates of Slow Breathing. Frontiers in human neuroscience, 12, 353.)


Vamos praticar?

Junto com a Meta, criamos no Instagram nosso primeiro filtro de realidade aumentada, para tornar a nossa relação com a tecnologia mais saudável e cultivar boas práticas durante o nosso tempo de tela.

Inspirado no nosso Kit Óleos, o filtro conta com 3 tipos de respiração, para três momentos diferentes: 


Começar o dia com mais disposição

A respiração Bhastrika pranayama consiste em expirações fortes e aceleradas. Na yoga, essa é uma técnica extremamente energizante e, por isso, a escolhemos para intensificar os efeitos do Óleo Despertar, um blend de alecrim, laranja doce e limão siciliano.


Mais foco nas atividades diárias

A respiração quadrada, ou Sama Vritti, consiste em inspirações e expirações ritmadas com pausas, que formam um quadrado respiratório. Para os praticantes de yoga, essa respiração está associada ao alívio do estresse, ansiedade e, como consequência, melhora da concentração. Por isso, ela foi escolhida para atuar ao lado do Óleo Concentrar um blend de capim-limão, limão siciliano e alecrim.

Para aliviar tensões físicas e mentais

Prana Kriya é o nome dado pela yoga para uma respiração completa, profunda e com muita consciência do caminho desse ar pelo nosso corpo. Ela pode trazer mais clareza mental, além de ajudar com as tensões físicas e mentais. Essa prática pode ser conciliada com o nosso Óleo Relaxar, um blend de lavanda, petitgrain e laranja doce, perfeito para desacelerar no final do dia.

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