compre holistix
k

Usado há séculos como ferramenta de autocuidado, esses compostos possuem inúmeros benefícios para a nossa saúde e qualidade de vida quando usados da maneira correta. É nova (o) no assunto? Então, este guia foi feito para você!

Kit de Óleos Essenciais Holistix – COMPRAR

Tópico, por inalação ou ingestão? Cítricos ou amadeirados? De manhã ou à noite? Essas são apenas algumas questões que circundam o universo dos óleos essenciais, compostos naturais usados para o auxílio de tratamento de inúmeras questões de saúde e bem-estar desde antes de Cristo. Mas, como toda substância holística, eles precisam ser administrados com responsabilidade para que seus benefícios sejam inteiramente aproveitados e não causem efeito oposto – sim, eles também podem fazer mal se usados em excesso. 

Ainda não sabe como inseri-los na sua rotina? Convidamos a naturóloga Carolina Parreira (@carolina_naturologa) para responder as principais dúvidas sobre esse poderoso elemento da natureza. Olha só:

O que são os óleos essenciais?

Se você já caminhou por um campo e sentiu o perfume das flores, você sabe sobre o que estamos falando. Afinal, os óleos essenciais são compostos voláteis produzidos pelas plantas para que elas possam sobreviver, e o que compõe seus aromas únicos. A espécie vegetal produz compostos primários, tais como açucares e nitrogenados, e compostos secundários, que não são utilizados diretamente para sua alimentação e nutrição. Entre esses compostos secundários, encontram-se os óleos essenciais.

Para que servem

Os óleos essenciais exercem funções de autodefesa, proteção contra perda de água e atração de polinização da planta. São substâncias aromáticas e estão presentes, por exemplo, nas cascas de frutos, folhas e troncos, de forma que a sua ação está associada à inibição de herbivoria, deixando o tecido impalatável a insetos e animais e, assim, garantindo a sobrevivência da espécie. Já os óleos contidos em flores, possuem o efeito atrativo, para perpetuação da espécie. 

Existem óleos essenciais extraídos de plantas específicas que demonstram efeitos terapêuticos e servem para a eficácia da recuperação e manutenção da saúde, assim como os chás de plantas medicinais. 

Como eles podem ser usados? 

Para fins terapêuticos, os óleos essenciais podem ser utilizados de forma tópica, inalação e ingestão (ressalva para esse método, já que o uso de maneira inadequada pode desencadear problemas nos rins e outras complicações para a saúde).

Daí a recomendação e importância de buscar pelo conhecimento básico e químico das plantas que deseja utilizar, ou a procura por um profissional especializado da área para te orientar a fazer o uso com segurança. 

Qualquer pessoa pode usar? 

Crianças, gestantes, idosos e pessoas com alguns tipos de comorbidade precisam ter mais cuidado na utilização dos óleos essenciais. Há algumas plantas que podem exercer processo alérgico, intoxicação e até complicações na saúde. 

A diferença entre veneno e remédio é a dosagem adequada, já dizia Paracelso, um grande estudioso das plantas.   

Quais cuidados devemos ter ao administrá-los?

Os óleos essenciais são muito concentrados (a ingestão de uma gota equivale a cerca de 20 xícaras de chá). Se a utilização for de forma tópica, vale sempre diluir em algum óleo carreador (de jojoba, de semente de uva, de calêndula… depende do tipo de pele e qual o intuito terapêutico). Caso seja inalação, colocar as gotas do óleo essencial em difusores aromáticos, e, no caso da ingestão, indico procurar um farmacêutico ou profissional da área da saúde adequado para tal prescrição. 

Pandemia e óleos essenciais: existe alguma ligação?

As plantas medicinais são extremamente eficazes para a saúde quando administradas adequadamente. Todas as pessoas deveriam aprender a administrá-las. Nessa fase pandêmica que estamos vivendo, recomendo a utilização dos óleos essenciais para acalmar a mente e aliviar as turbulências emocionais. Sem dúvidas, são grandes aliados. 

Aqui na Holistix somos grandes fãs do poder desses ativos. Por isso criamos o nosso Kit Óleos Essenciais, com três sinergias formuladas para te acompanhar ao longo do dia, e o Spray de Lavanda, lançamento quente do portfólio, para ser aplicado no ambiente e proporcionar uma boa noite de sono. Clique aqui para conhecer tudo sobre eles! ]

Kit Óleos Essenciais – COMPRE AQUI Spray de Lavanda – COMPRE AQUI

Uma resposta para “Entenda porque os óleos essenciais podem ser a sua melhor ferramenta de bem-estar”

  1. Renata disse:

    Porém muitos óleos essenciais são fabricados e não tem a pureza necessidade para sua eficácia terapêutica.
    É importante alertar também, que substâncias produzidas em laboratório não tem o certificado de pureza e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *