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Além de estar com fome física e vontade de comer, existem outras necessidades do corpo que nos fazem remeter à comida ao longo do dia.

Você já se deparou finalizando um dia de trabalho em casa e com aquela sensação de estufamento? E aí percebe que passou o dia inteiro comendo? Abrir a geladeira inúmeras vezes ao longo do dia nem sempre significa que estamos com fome. E quando sabemos que não é fome, é comum acreditarmos que estamos ali simplesmente pela vontade de comer.

Mas nem sempre que recorremos à comida sem fome é porque estamos com vontade de comer. É comum buscarmos na comida a satisfação de outras necessidades e emoções que não conseguimos identificar ao longo do dia.

Quantas vezes logo após comer você se dá conta de que mal voltou pra frente do computador e já quer voltar pra cozinha?  Se fosse fome ou vontade de comer o que você tinha antes daquele snack, você não deveria ter saciado com o que acabou de comer agorinha?

E aí a gente propõe um exercício: quando estiver na frente do seu snack, faça uma pequena pausa e reflita se realmente está com fome física. Se a resposta for não, tente entender o que está sentindo, e porque você foi para a cozinha.  Para ajudar a entender o porquê, faça uma lista de coisas simples que você pode pôr em prática, quando se der conta de que não é fome.

Essa lista vai ajudar você a suprir as necessidades e emoções mais comuns que surgem ao longo do dia. Algumas delas são: 

E quando você trocar a comida por algo que realmente atende a sua necessidade real, vai notar que voltará renovada. E pronta para focar no trabalho novamente. 

Nesse caso, pode ser que o seu corpo precisasse mesmo de uma pausa do trabalho. E comer em 2 minutos e em pé, não entregaria o que ele pediu. E quando você voltasse pra frente do computador, ele ainda estaria precisando da pausa. O resto da história você já sabe, né?

E quando for vontade de comer um docinho? Tá tudo bem comer só porque temos vontade, contanto que isso não se torne uma regra. Mas o ideal, é aproveitar esse momento para além de saciar a vontade, já curtir o momento, e entregar algo a mais pro corpo. Deu vontade de um docinho no meio da tarde? Que tal tirar 15 minutos de pausa e fazer um Chocoberry quentinho (ou gelado) com leite de coco? Você descansa, mata o desejo, sem aquela culpa de ter comido algo sem nutrientes.

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