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Aqui vai um convite especial: vamos juntos pegar alguns minutinhos de pausa e fechar os olhos. Para ouvir respostas, é importante saber fazer perguntas, então, comecemos! Vem conferir algumas questões importantes e úteis na hora de fazer um raio-x da rotina:

Se seu corpo pudesse falar, o que ele diria?

Aqui vai uma notícia maravilhosa: nosso corpo fala, sim – e o tempo todo!

Mas para que ele se comunique, precisamos estar atentos e é importante fazer as perguntas certas. Quando falamos de saúde do corpo, tudo conta: 

Que tal fazer um check-up da sua rotina com a gente? Preparamos algumas perguntinhas para você ir refletindo. O legal é que não existe resposta certa, mas a gente te encoraja a pegar papel e caneta e ir anotando “sim” ou “não” para cada pergunta. 

Alimentação

  • Sei reconhecer quando estou com fome real e paro de comer ao sentir saciedade?
  • Bebo a quantidade de água que considero saudável para o meu corpo e minha urina é sempre clara?
  • Como alimentos frescos e naturais todos os dias?
  • Consumo bebidas alcoólicas de maneira consciente de acordo com o limite que estabeleci comigo mesmo?
  • Planejo o que eu vou comer ao longo da semana e nos finais de semana?
  • Reconheço quando a alimentação sai do eixo sem me culpar?
  • Desfruto com prazer das minhas refeições?
  • Minha digestão está saudável e confortável (sem excesso de gases, azia ou má digestão)?
  • Consigo fazer cocô todos os dias e ele tem aspecto de banana madura?
  • Me sinto confortável com meu corpo e com meu peso?

Movimento:

  • Acordo meu corpo pela manhã com alongamento ou exercícios suaves antes mesmo de sair da cama?
  • Movimento meu corpo várias vezes em atividades do dia a dia, como caminhar ou subir escadas, por exemplo?
  • Faço pausas durante o trabalho para me alongar?
  • Enquanto trabalho, alterno entre posições para deixar a circulação fluir melhor?
  • Presto atenção na minha postura enquanto estou trabalhando, vendo TV ou mexendo no celular?
  • Faço exercícios físicos leves a moderados de 30 minutos ao dia, ou vigorosos, 3 vezes por semana?
  • Pratico atividades físicas que gosto e que têm a ver com a minha personalidade?
  • Me exercito para me manter saudável e não por pressão estética?
  • Tenho uma ou mais companhias que me incentivam a fazer exercícios?
  • Respeito meu corpo quando sinto que preciso descansar depois de uma rotina de exercícios?

Higiene mental:

  • Sei reconhecer meus limites e os deixo claros para as pessoas ao meu redor?
  • Entendo que nem todo dia consigo ser 100% e respeito os momentos do meu corpo?
  • Consigo mostrar gentileza e compreensão comigo?
  • No meu tempo livre, me dedico a atividades que realmente são do meu interesse?
  • Faço análises, de tempos em tempos, da minha rotina? Sei o que quero manter e o que posso deixar ir?
  • Faço pausas entre tarefas para respirar com consciência e me “aterrar” com tudo o que acontece ao meu redor?
  • Reconheço meu cansaço físico e mental e me permito momentos de descanso?
  • Me permito fazer as minhas vontades e sei dizer ‘não’ ao que, de fato, não quero?
  • Consigo começar a minha semana com a cabeça fresca, sabendo exatamente quais são as minhas prioridades?
  • Estou presente nas minhas atividades diárias e busco voltar a minha atenção para o “agora”?

Sono:

  • Durmo de sete a nove horas por noite?
  • Na hora de acordar, me sinto descansado e disposto?
  • Tenho facilidade para pegar no sono?
  • Minhas noites são tranquilas e ininterruptas e não acordo com frequência de madrugada?
  • Na hora que o despertador toca, acordo de primeira sem ficar adiando o alarme com sonecas?
  • Tenho uma rotina antes de dormir, zelando pela higiene do sono?
  • Preparo o meu ambiente de sono com luzes de baixa intensidade, limpeza e organização?
  • Deixo de mexer no celular e aparelhos eletrônicos, ao menos duas horas antes de dormir, para reduzir estímulos e desacelerar o ritmo?
  • Minha alimentação na parte noturna é mais leve, sem refeições grandes e alimentos “pesados”?
  • Quando sinto a mente agitada e consigo antecipar que vou demorar a pegar no sono, tenho paciência comigo e busco tomar um chá e me engajar em atividades mais serenas?

E aí, quantos “sim” você marcou para cada seção? Se houver muitos “nãos”, é hora de acender um alerta para a rotina – vamos nessa com a gente incluir mini-hábitos saudáveis e melhores? Tem cupom de primeira compra no nosso site, corre aqui!

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