compre holistix
k

O primeiro mini-hábito do dia é usar o Raspador de Língua, faça chuva ou faça sol. Isso porque os benefícios de uma língua limpinha são muitos: dá pra ver e sentir. Mas não somos apenas nós que falamos isso, viu? A ciência moderna e ancestral concordam. Vem ver:

O Ayurveda é uma medicina alternativa milenar que tem origem na Índia. Para este sistema médico, raspar a língua é a melhor forma de impedir que as bactérias e toxinas que se acumulam na nossa língua durante a noite sejam re-ingeridas ao tomar água e comer. 

Por isso, é a primeira ação que devemos tomar pela nossa saúde quando acordamos: a ordem é acordar, se espreguiçar, levantar, raspar a língua, escovar os dentes e continuar o dia normalmente.

Mas o que são essas bactérias e toxinas?

Este é um processo completamente natural do nosso organismo: quando dormimos, nossa produção de saliva diminui. Com a boca mais seca, existe um favorecimento do acúmulo de bactérias, restos de alimentos e células mortas sobre a nossa língua. O resultado será uma espécie de “capinha” branca, que podemos observar, principalmente, na parte de trás da língua – chamada de saburra lingual.

É por isso, inclusive, que acordamos com bafinho. E mais: essa saburra lingual também é a responsável pela maioria dos casos de mau hálito ao longo do dia, viu? Por isso, raspar a língua de manhã é tão importante, mas depois de todas as refeições, no processo de higiene bucal, também.

Quando retiramos aquela capinha branca da língua, nossas papilas gustativas ficam mais disponíveis e livres para degustar todos os sabores. Olha só:

Que o Ayurveda recomenda e a gente ama, você já sabe. Agora, vem ver os estudos modernos que tem sido desenvolvidos mundo afora:

Melhor do que limpar apenas com escova de dentes:

Um estudo randomizado realizado na Turquia verificou que o uso do raspador de língua diminuiu os níveis de compostos voláteis que causam mau-hálito, reduziu a saburra da língua e melhorou a resposta inflamatória da gengivite, em comparação à higiene oral realizada apenas com a escova de dentes.

Acar, B., et al. (2019). Effects of oral prophylaxis including tongue cleaning on halitosis and gingival inflammation in gingivitis patients: a randomized controlled clinical trial. Clinical oral investigations, 23(4), 1829–1836.

E a escova de dentes com limpador de língua?

Um estudo randomizado realizado na Índia comparou a efetividade entre a escova de dentes com limpador de língua e os raspadores de plástico e de metal, identificando que os raspadores foram mais eficazes que a escova na redução da carga oral de bactérias anaeróbicas que contribuem para o mau-hálito.

Dwivedi, V., et al. (2019). Effectiveness of Various Tongue Cleaning Aids in the Reduction of Tongue Coating and Bacterial Load: A Comparative Clinical Study. The journal of contemporary dental practice, 20(4), 444–448.

Melhora o paladar e processos da digestão?

Um estudo randomizado realizado no Japão avaliou os efeitos do raspador de língua por 4 semanas no poder digestivo do ponto de vista do Ayurveda e na qualidade de vida relacionada à saúde oral. Os participantes relataram melhora no sabor dos alimentos, no esvaziamento gástrico, na salivação, no trânsito intestinal e no odor das fezes com o uso do raspador.

Tokinobu, A., et al. (2018). Effects of tongue cleaning on Ayurvedic digestive power and oral health-related quality of life: A randomized cross-over study. Complementary therapies in medicine, 36, 9–13.

E por que de cobre e não de plástico?

O cobre é um metal que dura muito e é conhecido por suas propriedades antimicrobianas. Para higienizar seu raspador, basta passar em água corrente e esfregar com os dedos. Ao longo do tempo, no entanto, é comum que ele fique mais escurinho – por ser um metal, ele oxida. Mas, para que volte a ficar brilhante novamente, é só esfregar uma palha de aço com algumas gotas de limão.

Quer adotar esse mini-hábito saudável na rotina? Vem aqui que tem desconto na sua primeira compra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.