A dica é da chef e expert em gastronomia Lena Mattar
Que a Lena arrasa na cozinha a gente já sabia, mas essa receita é realmente diferente: tem cara de muito elaborada, mas é superprática. Tem personalidade, é deliciosa e leva ingredientes bem naturais. Para aquele dia de semana que dá vontade de comer algo novo sem botar o pé na jaca ou impressionar os amigos. E até o nome exótico ajuda, né?
Dica: Os ingredientes dessa receita são apenas uma referência. Aqui não tem regra e o importante é comer algo que faça bem – pro corpo e pra alma! Você pode substituir o pimentão por berinjela, o alho por alho poró, o coentro por orégano… Teste a original e nas próximas vá fazendo as substituições. Os chefs que não nos ouçam, mas… pode pirar!
SERVE: 2 PESSOAS
TEMPO: 30 Min
INGREDIENTES
BASE
– 1 LATA DE TOMATES PELADOS cortados em cubo
– 1/2 CEBOLA: cortada em tiras
– 1 PIMENTÃO: cortado em tiras finas ou cubos
– 4 (ou menos) OVOS
– QUEIJO FETA (opcional): quanto quiser, do jeito que quiser.
– AZEITE: 3 colheres de sopa
TEMPEROS
– SAL: 1 colher de sopa
– 1 DENTE DE ALHO (opcional): cortado em tiras finas
– COMINHO: 1 colher de sopa
– PÁPRICA: 1 colher de sopa
– PIMENTA CAIENA: a gosto, mas cuidado!
– PIMENTA PRETA: a gosto – e não precisa ter taaanto cuidado.
– COENTRO: picado para decorar na hora de servir. Não gosta? Salsinha serve!
UTENSÍLIOS
– 1 frigideira grande e mais fundinha (de preferência com cabo de aço, sem plástico)
– Tábua + boa faca para cortar os ingredientes
– 1 colher de madeira ou silicone
COMO FAZER
1. Aqueça o azeite na frigideira no fogo baixo/médio. Coloque a cebola e o pimentão. Cozinhe até ficarem bem soltinhos (aprox. 10 min) e coloque o alho. Espere 2 minutos e coloque cominho, páprica e pimenta caiena. Cozinhe por 1 minuto. Despeje o tomate com suco e tempere com sal e pimenta preta. Deixe ferver até o tomate endurecer um pouco (aprox. 10 min). Coloque por cima o queijo feta, se quiser.
2. Com cuidado, abra buraquinhos e quebre os ovos por cima dos tomates. Tempere com sal e mais pimenta. Você tem 2 opções: deixar cozinhar por + 5 minutos e tampar a frigideira por + 3 min, até as claras ficarem branquinhas ou transferir a frigideira para o forno pré aquecido e cozinhar por mais 7 – 10 min.
3. Polvilhe o coentro (ou seu verdinho de preferência) e sirva quente. Coma sozinho ou com torradas de um bom pão italiano.
A receita original é do NY Times:
//cooking.nytimes.com/recipes/1014721-shakshuka-with-feta
E a Lena já participou do programa Cozinha Prática da Rita Lobo, que reproduziu a receita. Veja o vídeo aqui para um passo a passo ainda mais claro:
//gnt.globo.com/receitas/receitas/como-fazer-shakshuka-israelense.html
Deixe um comentário