compre holistix
k

Além de inserir ingredientes funcionais no organismo, o corpo já entende: é hora de começar a rotina! Vem entender mais sobre shot matinal

Os shots matinais dividem opiniões no universo da saúde: há especialistas que recomendam as misturinhas com ação antioxidante, anti-inflamatória e preparado com ingredientes que colaboram para a imunidade e há quem inclusive deboche da “água com limão e gratidão”. Fato é: ele não opera milagres na nossa saúde. Mas é um bom recurso para consumir ingredientes benéficos e pode funcionar como um importante primeiro hábito saudável do dia que, eventualmente, vai puxar outros mais saudáveis ainda. 

Por aqui, adoramos ouvir ambos os lados e entender onde mora o equilíbrio. A gente foi investigar e descobrimos, por exemplo, que  o hábito de começar o dia com bebidas que trazem algum benefício para o corpo não é (nada!) recente, muito menos modinha.

O Ayurveda, medicina ancestral da Índia, recomenda iniciar o dia com água morna em uma infusão de ervas ou especiarias – e até hoje essa é uma recomendação oficial do Ministério da Saúde indiano para o suporte da digestão e da imunidade, sabia? (1) 

Também é muito popular o remédio herbal ayurvédico conhecido como “panaceia”, que é composto do sumo de gengibre, limão, sal e açúcar mascavo. Esse remédio é indicado como um tônico revigorante para estimular a digestão e dar aquela forcinha pro sistema imunológico.

Embora  não haja um consenso sobre os shots matinais na ciência moderna, algo que deriva dele e segue sendo bastante difundido é a importância sobre criar hábitos saudáveis rotineiros. E mais: um hábito bom puxa o outro, não é verdade? 

Pode fazer o teste: dormir cedo, despertar sem soneca no celular, raspar a língua, fazer algumas respirações conscientes e acordar o nosso sistema digestivo com alimentos e bebidas saudáveis – tudo isso faz uma baita diferença no nosso humor e disposição para o resto do dia. Então, vamos começar?

Dúvidas e respostas sobre shots matinais 

Qual a finalidade do shot matinal para o nosso corpo? É pra tomar em jejum?

Os shots matinais são uma forma prática de inserir alimentos funcionais na nossa rotina, principalmente quando não temos costume de consumi-los em refeições e em outros momentos do dia. Vários ingredientes usados nos shots têm ação na nossa digestão, sistema imunológico e metabolismo em geral.

As propriedades dos ingredientes valem para qualquer momento do dia, é claro, mas consumi-los pela manhã, depois do jejum noturno, pode trazer uma sensação de que estamos começando bem o dia, além de facilitar a assimilação dos seus compostos ativos pelo corpo.

É feito com água morna? Se sim, por quê?

Não existe uma regra específica quanto a isso, tá? Você pode tomar o seu shot matinal da forma que preferir. Mas é importante reforçar que para o Ayurveda, a digestão é um processo quente, então a recomendação é sempre focar no consumo de alimentos mornos e quentinhos, para não esfriar ou apagar o que eles chamam de “fogo digestivo (Agni)”. Para esse sistema médico, existe, inclusive, a recomendação de ingerir água morna com infusão de ervas e especiarias ao acordar, para estimular o nosso Agni.

Além da água, pode ser usada como base água de coco natural ou “leites” vegetais, como os de amêndoas, aveia, castanhas, coco… 

Quais ingredientes usar no shot matinal?

Qual a função de cada ingrediente no shot matinal?

Ação antioxidante → Todos os ingredientes citados acima são ricos em substâncias antioxidantes, que ajudam o nosso corpo a lidar com os radicais livres – substâncias que geramos diariamente no nosso metabolismo, mas que em excesso podem levar a danos nas células, acelerar o envelhecimento e propiciar o desenvolvimento de doenças crônicas.

Reforço da imunidade  → A cúrcuma, o gengibre, o limão, o mel e o própolis também têm ações benéficas para o nosso sistema imunológico.

Vitalidade e disposição → A Maca Peruana é usada pelos povos ancestrais dos Andes para trazer mais vitalidade e disposição. 

Saúde cognitiva → O Matcha Puro é rico em L-teanina, cafeína e catequinas, que melhoram a concentração, o foco e o bem-estar.

Tomar shots matinais ajuda mesmo na imunidade e a ficar mais saudável?

Alguns dos ingredientes do shot têm efeitos já bem conhecidos na ciência em relação à imunidade, como a vitamina C do limão, os compostos bioativos do própolis, os compostos antioxidantes da cúrcuma, entre outros. Mas vale sempre lembrar que a nossa imunidade depende de diversos outros fatores para além de um shot – alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, sono de qualidade, manejo do estresse, entre outros fatores que nem sempre dependem só da gente.

Como funcionam as medidas dos superalimentos no shot matinal? 

As medidas vão depender dos ingredientes que você escolher para fazer o shot. Se você for usar os nossos superalimentos, a gente recomenda as seguintes porções em um copinho de shot:

  • Matcha Puro: 1 colher (de café), 1 g;
  • Maca Peruana: ½ colher (de café), 1 g; 
  • Golden Mix: 2 colheres (de café), 5 g.

Posso fazer o shot matinal com todos os superalimentos ?

Em termos dos ativos de cada ingrediente, não tem nenhum problema em usar todos juntos nas porções que sugerimos, tá? Mas a gente recomenda  variar nas combinações e testar as que mais agradam o paladar. 

Quais os benefícios da cúrcuma?

A cúrcuma, ingrediente principal do nosso Golden Mix, é rica em curcumina, uma substância que vem sendo muito estudada por seu potencial antioxidante e anti-inflamatório. Existem muitas evidências de que ela é benéfica contra os radicais livres, no aumento das nossas defesas naturais, na prevenção e até no tratamento de doenças de origem inflamatória (2, 3). No nosso Golden Mix incluímos também a pimenta-do-reino preta, rica em piperina, e o leite de coco em pó (100% puro), porque ambos favorecem a absorção da curcumina no intestino.

O que tem nesse Golden Mix?

Nosso Golden Mix é um blend 100% natural à base de cúrcuma, leite de coco em pó, canela, gengibre, cardamomo, noz-moscada e um toque de pimenta-do-reino preta. Ele não é nada picante, tá? Outra característica desse mix é que não é doce, nem salgado. Por isso, é ideal para variar em composições de qualquer sabor!

Essa mistura é usada no famoso “Golden Milk”, uma bebida aquecida com leite ou leite vegetal, mas também funciona super bem nos shots matinais – a gente ama e ouvimos muitos elogios também, viu?

Posso usar Golden Matcha no lugar do Golden Mix?

Pode sim! Ele é um blend de Golden Mix, com um toque do nosso Matcha Puro. Assim, conseguimos incluir o matcha em um mini-hábito que já faz parte da rotina, aproveitando os benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios da cúrcuma, com o foco e a energia duradoura do matcha.

O shot tem finalidade antibiótica?

Alguns dos alimentos que citamos como opções para o shot matinal podem exercer uma ação contra microrganismos causadores de doenças, como o própolis, por exemplo. Há estudos demonstrando que alguns compostos no própolis previnem a proliferação de algumas bactérias e alguns vírus (4), mas caso alguma doença causada por esses micro-organismos já esteja manifestada, é fundamental consultar um especialista de confiança. 

Quantas gotas de própolis posso usar?

Como há diversas versões e concentrações de própolis comercializadas hoje, o ideal é seguir as recomendações de uso da embalagem do produto escolhido . Em geral, a recomendação fica entre 10 a 20 gotas, ok?

Como utilizar o mel no shot matinal, visto que na Ayurveda o mel não deve ser aquecido?

De fato, nos textos ayurvédicos clássicos, aquecer o mel não é aconselhável, e a ciência moderna confirma essa recomendação. Ao aquecer o mel por tempo prolongado, há um aumento de uma substância chamada 5-hidroximetilfurfural, que tem potencial cancerígeno e citotóxico em determinadas concentrações (5, 6). No entanto, não há problema em diluir o mel na água morna, que tem temperatura branda.

Por quanto tempo os shots matinais podem ser tomados?

Os shots matinais podem fazer parte da  rotina diária, mas diante de qualquer desconforto ou alguma condição de saúde específica, a gente recomenda  consultar  um profissional de saúde para avaliação individualizada, tudo bem?

É verdade que o limão dos shots pode corroer o esmalte dentário?

Essa é uma dúvida muito frequente, que inclusive faz com que muitos dentistas sugiram usar canudos para beber líquidos ácidos. Um estudo publicado por pesquisadores do King’s College of London identificou que consumir bebidas ácidas (como refrigerantes, vinho e sucos de frutas ácidas) duas  ou mais vezes no dia, entre as refeições, pode aumentar a sensibilidade da dentina, que é a camada do dente logo abaixo do esmalte dentário, o que indicaria uma corrosão desse esmalte (7). Contudo, os mesmos autores identificaram em outro estudo que escovar os dentes dentro de 10 minutos após a ingestão de frutas ou de bebidas ácidas pode proteger o esmalte dessa erosão (8). Assim, a gente sugere que ao  usar limão ou alguma outra fruta ácida nos shots, a escovação dos  dentes seja realizada logo em seguida! Em casos especiais, o ideal é consultar um dentista.

É necessário raspar a língua antes ou depois de ingerir o shot matinal?

Aqui na Holistix a gente recomenda raspar a língua principalmente ao acordar, e após as refeições, mas se sentir necessidade, também pode utilizar o nosso Raspador de Língua depois do consumo do  shot matinal. A prática de raspar a língua tem se demonstrado efetiva para reduzir a proliferação de bactérias na boca e para reduzir o mau hálito (9, 10).

Referências:

(1) Ayurveda e covid-19 [recurso eletrônico] : consolidado de guias e protocolos produzidos pelo Ministério do AYUSH / Nina Claudia Barboza da Silva … [et al.] ; organizadores Ricardo Ghelman … [et al.]. – Rio de Janeiro : CABSIN, 2020.

(2) Jabczyk, M., et al. (2021). Curcumin in Metabolic Health and Disease. Nutrients, 13(12), 4440.

(3) Razavi, B. M., et al. (2021). A review of therapeutic potentials of turmeric (Curcuma longa) and its active constituent, curcumin, on inflammatory disorders, pain, and their related patents. Phytotherapy research : PTR, 35(12), 6489–6513.

(4) Braakhuis A. (2019). Evidence on the Health Benefits of Supplemental Propolis. Nutrients, 11(11), 2705.

(5) da Silva, P. M., Gauche, C., Gonzaga, L. V., Costa, A. C., & Fett, R. (2016). Honey: Chemical composition, stability and authenticity. Food chemistry, 196, 309–323.

(6) Grigoyan, K. Safety of honey. In: Regulating Safety of Traditional and Ethnic Foods. 1st ed. ed. Cambridge, USA: Academic Press, 2015. p. 217–246.

(7) O’Toole, S., & Bartlett, D. (2017). The relationship between dentine hypersensitivity, dietary acid intake and erosive tooth wear. Journal of dentistry, 67, 84–87.

(8) O’Toole, S., Bernabé, E., Moazzez, R., & Bartlett, D. (2017). Timing of dietary acid intake and erosive tooth wear: A case-control study. Journal of dentistry, 56, 99–104.

(9) Outhouse, T. L., Fedorowicz, Z., Keenan, J. V., & Al-Alawi, R. (2006). A Cochrane systematic review finds tongue scrapers have short-term efficacy in controlling halitosis. General dentistry, 54(5), 352–360.

(10) Dwivedi, V., Torwane, N. A., Tyagi, S., & Maran, S. (2019). Effectiveness of Various Tongue Cleaning Aids in the Reduction of Tongue Coating and Bacterial Load: A Comparative Clinical Study. The journal of contemporary dental practice, 20(4), 444–448.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.