compre holistix
k

Rotina é sobre consistência e não sobre sofrimento – entenda o porquê!

Qual a primeira coisa que vem à sua mente quando você pensa em rotina saudável? Acordar muito cedo, se exercitar de segunda a segunda, meditar, ter uma alimentação restritiva… a lista de prováveis “clichês” para essa resposta é grande. E, de fato, essas práticas podem fazer, sim, em diferentes intensidades e maneiras, bem para a nossa saúde. Mas quando pensamos em longo prazo, quais hábitos do nosso dia a dia são mesmo essenciais para garantir o bom funcionamento do nosso corpo? Uma coisa nós te garantimos: não são dietas mirabolantes ou soluções milagrosas.

Essa discussão faz parte do core da Holistix, porque para nós, saúde é algo que construímos todos os dias. Ter uma rotina saudável é sobre constância, e tem a ver com respeitar e ouvir o nosso corpo e, principalmente, fortalecer o nosso organismo para prevenir doenças – e não apenas tratá-las em sua forma aguda. De fato, essa ideia faz sentido, já que, segundo Dr. Ricardo Balsimelli, especialista em medicina integrativa e Ayurveda, quando falamos de longevidade e envelhecimento, nosso estilo de vida interfere 80% nos frutos que colheremos no futuro, contra 20% de fatores genéticos.

Mas não pense que falamos apenas sobre a nossa saúde física aqui. Estar em sintonia com a mente, em seu estado mais pleno, é essencial para o bom funcionamento e equilíbrio do nosso corpo. E uma boa relação com a comida parte de uma rotina possível e sem neuras, que é mais sobre consistência do que perfeição. Para o Ayurveda, sistema médico indiano ancestral que estudamos muito, essa relação diz até sobre a nossa digestão, que está diretamente ligada com os nossos sentimentos e a maneira como levamos a vida. Ansiedade, angústia, estresse – tudo isso é refletido no nosso bem-estar hoje e, consequentemente, no nosso futuro.

“Nosso cérebro não gosta de gastar energia com novas atividades. Por isso, ter hábitos e rotina é tão importante. Fazer algo do zero gasta muita energia, e isso não é confortável para o corpo. Mas quando repetimos esses pequenos diariamente, eles se tornam automáticos e, aos poucos, conseguimos ver efeitos que fazem tudo valer a pena. É como começar um treino novo na academia. De cara, pode ser desconfortável, mas com o passar do tempo, não só nos acostumamos como também sentimos na pele o prazer da nova atividade. E isso nos faz seguir em frente!”, conta Nicole Vendramini, cofundadora da Holistix e expert em saúde holística, nutrição ayurvédica e fitoterapia.

Ser saudável hoje para ser saudável amanhã. Vamos lá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.