compre holistix
k

E, melhor! Podem ser feitos pouco tempo antes de ir para a cama

Você sabia que pessoas que praticam atividades físicas com constância conseguem dormir mais rápido, relaxar e descansar melhor? Além disso, têm sono mais profundo, de maior qualidade e sentem-se mais dispostas no dia a dia. 

Mas, ainda que os exercícios deem aquela mãozinha na hora de pegar no sono, nem todos têm efeito relaxante quando feitos logo antes de ir para a cama. Aqui, reunimos três ótimas opções para esse momento.  

Yoga Nidra

Em geral, a yoga é uma ótima prática para ser realizada nas horas próximas a do sono. A vertente Nidra, também conhecida como yoguico, leva a um estado de relaxamento total do corpo e da consciência, entre a vigília e o sono, e funciona como uma meditação guiada. 

Natação

Além dos exercícios respiratórios praticados na água, exercitar-se na piscina promove uma sensação de relaxamento (principalmente quando a água é aquecida), o que contribui para uma boa noite de sono. 

Caminhada 

Ao contrário da corrida, que tem alto impacto, a caminhada ajuda a combater o estresse e cansa o corpo, facilitando a chegada do sono. 

Ajudinha extra!

Se mesmo com a prática de exercícios está difícil alcançar um sono de qualidade, vale tentar seguir essas dicas.

Preparação

Luz baixa cria uma atmosfera que dá sono. Ela praticamente reproduz o fenômeno natural do pôr do sol dentro de casa. Ilumine o ambiente com luzes baixas no final do dia: o corpo vai reagir, e você vai adormecer mais rápido.  

Hora de desligar

Apague totalmente as luzes quando for dormir. A luz interrompe a produção de melatonina no corpo, confundindo e atrapalhando os processos metabólicos que fazem uma pessoa cair no sono e continuar dormindo.

Rito de passagem

Crie um ritual de dormir. Por exemplo, espirre spray de lavanda no ambiente, leia um livro ou tome um chá. Fazendo isso sempre, você condicionará o corpo: ele vai aprender que depois de uma coisa vem a outra e, depois de um tempo, adormecer vira um ato automático. Rotina é vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *